Como a tecnologia pode potencializar o departamento de RH

O ambiente de trabalho sempre foi afetado pelas mudanças culturais e inovações tecnológicas, tendo que se reinventar inúmeras vezes. Com os novos meios de comunicação e o fortalecimento da globalização, as transformações são cada vez mais rápidas e frequentes, causando um efeito dominó, que apesar de afetar a todos, se adapta à realidade de cada um de acordo com a região, posto de trabalho, segmento da indústria, além de outras variáveis.

A tecnologia, particularmente, foi um grande divisor de águas na maneira que as pessoas trabalham em todo mundo. A partir dela, foram criadas novas ferramentas de trabalho, produtos e funções, além de trazer uma maior eficiência, sensação de liberdade e conectividade, rompendo com as barreiras de tempo e espaço.rh call center inovacao

Empresas mais modernas já possuem um forte suporte tecnológico necessário para se adaptar aos novos modelos de trabalho. Nelas, os funcionários possuem horários flexíveis, controle e autonomia sobre seu destino de trabalho e, muitas vezes, quando e como trabalham. Já os talentos estão ou pretendem se expandir para a arena global, com planos de carreira não linear, passando por diversas funções dentro da mesma empresa. Além da tecnologia necessária para sustentar esse novo paradigma, é preciso criar um pensamento inovador entre os tomadores de decisão do negócio, para que todos sejam capazes de se adaptar e produzir em uma organização com essas características.

Enquanto os departamentos de TI encontraram novas maneiras de atender as necessidades da organização de maneira mais ágil, as áreas de RH ainda aguardam pelas inovações como processamento em nuvem, mobilidade e integração de informações para serem utilizadas em seu dia a dia.
Geralmente, os recursos de TI nas organizações são escassos e, em geral, direcionados para o “core business”. Portanto, o desafio para utilizar soluções específicas para RH é potencializado. De acordo com a pesquisa Futuro do Trabalho, realizada pela ADP, algumas atividades já dependem de novas tecnologias, como a busca global por talentos. Além disso, à medida que mais e mais funcionários definem os seus próprios horários, trabalham de casa ou em outros locais remotos, a área de Recursos Humanos ainda não conseguiu estabelecer o mesmo ritmo que os avanços tecnológicos, deixando de garantir que as equipes permaneçam verdadeiramente conectadas.

Para isso já existem soluções de comprovada eficiência, de simples implantação e uso, capazes de auxiliar os departamentos e profissionais de RH a criarem valor através de seus processos. Estas soluções “prontas para o uso” auxiliam as áreas de RH desde o recrutamento até um enorme conjunto de vantagens que facilitam o trabalho burocrático do dia a dia, como folha de pagamento, soluções para gestão de ponto e frequência, passando por todos os demais processos de gestão de capital humano.

Ao utilizar novas tecnologias para aumentar a eficiência ou terceirizar parte do trabalho do RH, os profissionais podem se voltar a uma gestão mais estratégica do setor, tendo em mãos números e análises mais específicas, o que ajudará as corporações a se preparar para as transformações que seguem ocorrendo.

Estar à frente da evolução tecnológica permite que as empresas automatizem diversos processos, trazendo ganhos de produtividade significativos e otimizando a capacidade de seu Departamento Pessoal e RH.

*Jarbas Cruz é diretor de operações de TI da ADP para a América Latina

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