Análise de dados para impulsionar resultados de negócios

Nov 16 2016

 A Amdocs anunciou recentemente que a Telefônica selecionou o Amdocs Data Hub para fornecer um rico ecossistema em código aberto para a modernização de dados da operação da Vivo no Brasil. A escolha é uma expansão do projeto de transformação da Vivo para fornecer uma experiência multicanal e sem impactos para os clientes.

A solução da Amdocs extrai grandes volumes de dados de uma ampla gama de plataformas operacionais e mapeia essas informações em modelos lógicos de dados com insights agregados dos consumidores. Esse ambiente permite que a Vivo gere rapidamente resultados de negócios com um ambiente de TI mais inteligente e centrado nos dados.vivo dados amdocs

“A Vivo está executando a estratégia global da Telefônica de transformação para fornecer uma experiência digital e online para nossos consumidores no Brasil, no canal de sua preferência, alinhado ao seu estilo de vida digital e sempre conectado”, afirmou Alessandra Bomura Nogueira, Chief Information Officer da Telefônica Brasil. “Esse projeto de modernização dos dados é um elemento essencial no nosso projeto de transformação. Os sistemas de suporte ao negócio que temos nos fornecem insights-chaves sobre as necessidades e jornadas de nossos consumidores. Movendo esses dados desses sistemas operacionais para um ambiente Hadoop moderno, nós podemos reduzir custos de nosso data warehouse e fornecer insights e ações mais ricos para o engajamento com nossos consumidores, ajudando a reforçar nosso posicionamento como líderes no mercado brasileiro”.

Solução específica para Telecom

A solução Data Hub da Amdocs para a Vivo é baseada no Amdocs Logical Data Model, específico para Telecom, que integra o BSS, os sistemas de suporte operacional (OSS) e as fontes de dados das redes centrais das operadoras em uma visão holística através de todas as linhas de negócios, permitindo assim uma extração segura, processamento e visualização de seus volumes massivos de dados; inclui ainda processos e ferramentas para validação de dados, reconciliação e qualidade. A solução incorpora uma camada semântica avançada que proporciona aos usuários a habilidade, em um modelo self-service, de acessar dados recentes e gerar insights acionáveis para inteligência de consumidor, experiência de rede e marketing direcionado.

O Amdocs Data Hub foi desenhado para operar em um rico ambiente de código aberto. Ele adota a Hortonwork Data Platform, uma plataforma segura, preparada para distribuições de negócios em código aberto Apache Hadoop para rápido e escalável armazenamento e processamento de grandes volumes de dados em hardwares distribuídos e de baixo custo. A solução integra coletores pré-construídos de uma vasta gama de fontes de dados, automatizando o processamento de dados, o mapeamento e o processo intensivo de purificação dos recursos. Além disso, esse ambiente de dados abertos torna fácil para as operadoras a construção de um rico ecossistema de parcerias, impulsionando a inovação e as idéias de negócios.

“A escolha da Vivo pelo Amdocs Data Hub é o próximo passo lógico no projeto de transformação do seu quad-play anunciado em 2015 – e é testemunho da força da nossa parceria e dos resultados que já atingimos”, disse Manuel Zepeda, presidente da Amdocs para a região do Caribe e América Latina. “Extraindo e analisando uma riqueza de dados dos consumidores dos nossos sistemas BSS e sistemas de terceiros, o Data Hub dará a Telefônica Brasil os insights de negócios necessários para reagir rapidamente à dinâmica inconstante do mercado”.

A Amdocs está suportando a Telefônica em vários projetos de transformação na Argentina, Chile e Peru em adição ao projeto da Vivo. A Amdocs anunciou em 2015 que a Telefônica havia selecionado os serviços de gerenciamento de dados da Amdocs para uma solução de armazenamento de informações operacionais em suas operações no Chile e no Peru, e na Argentina.

Leia mais

Saiba mais sobre as novidades da Vivo e a análise dos principais excutivos do mercado de atendimento ao cliente sobre analytics no atendimento ao cliente na edição (219) especial da revista Consumidor Moderno - Guia Brasileiro do SAC.

Sobre autoatendimento e outros temas baixe aqui o Anuário Brasiliero de Relacionamento com Clientes (2016 / 2017).

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn