Setor náutico ganha muito com CRM e Gestão de Clientes

Out 28 2014

 

imagem barco 400Não é novidade que a maioria das empresas já sistematizaram os seus negócios em busca de otimizar os processos internos e ter mais facilidade na hora de conferir o estoque e verificar o financeiro da instituição, por exemplo. Você já deve ter ouvido falar em Customer Relationship Management, que traduzindo para o português, define-se como Gestão de Relacionamento com o Cliente. O CRM atualmente é uma destas ferramentas indispensáveis para qualquer negócio, até mesmo para o setor náutico.

Mas, afinal, o que é o CRM? É um sistema onde é possível fazer o cadastro completo do cliente (nome, endereço, data de aniversário, entre outros) e, ainda, registrar todo o processo da venda e o histórico do consumidor. Por exemplo, é possível anotar que a Júlia comprou um iate, na cor prata e, na ocasião, não se interessou por acessórios. Com essas informações o lojista pode criar uma estratégia de negócio voltada ao atendimento ao público e vender adicionais posteriormente. Esse pode ser o início de uma nova venda.

A grande vantagem em ter o histórico completo da clientela é que a empresa consegue fazer ofertas mais assertivas, o que pode garantir maior lucro para o negócio. Com o CRM também é possível enviar e-mail marketing, comunicar os clientes sobre eventos náuticos e com isso aumentar as vendas do negócio, reforçar a sua marca e estreitar o relacionamento com o consumidor.

A solução permite ainda filtrar os clientes por perfil: idade e gênero, por exemplo, além de oferecer a comunicação com o consumidor por diferentes canais: SMS, e-mail, chat e telefone. Com a concorrência no mercado, o atendimento ao cliente é o grande diferencial da empresa, que precisa cada vez ser mais satisfatório. O empreendedor precisa enxergar o consumidor como o maior patrimônio da sua empresa.

Um exemplo disso é: Qual é a data da revisão do seu jet-ski? Conforme uma compra é efetuada na empresa, que possui o sistema de CRM, a plataforma pode enviar uma mensagem para o comprador avisando a data da revisão. Esta opção, além de estreitar o relacionamento com o cliente que se sente importante por ser lembrado, também é uma forma da empresa realizar mais um serviço. Pequenas coisas fazem com que a marca se fortaleça e seja recomendada para outras pessoas.

Com a sistema é possível ir além: controlar todo o ciclo de parceria do cliente com a empresa, desde a prospecção até o pós-venda, gerar oportunidades de negócio, criar campanhas institucionais, geolocalização de vendas, pesquisa de satisfação, gerenciar o SAC e se integrar ao site e aos portais de vendas da empresa. Por que investir na ferramenta? O CRM permite aumentar as vendas, reduzir custos, além de melhorar a comunicação da empresa com o cliente.

Sabe aqueles consumidores que já visitaram seu estabelecimento, conferiram os barcos, mas não efetuaram a compra? O CRM aponta esses futuros clientes para que o empreendedor possa entrar em contato e identificar o porquê os seus produtos não foram atraentes para aquele comprador.

Como já foi dito, um dos maiores patrimônios de uma empresa é o cliente. Por isso, invista em recursos que tragam satisfação para o seu público e permita reduzir os custos, diminuir o tempo gasto em ações e automatizar os processos. Não podemos esquecer que como dizia Benjamin Franklin: “Tempo é dinheiro”.

Isac Campos é diretor de projetos e novos negócios da Syonet

Leia mais

O que sua empresa ganha com a automação de vendas?

MDM e Big Data na construção de uma visão completa do consumidor

Solução otimiza de engajamento do cliente na nuvem

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn