Vivo unifica sistemas de apoio aos negócios

Out 31 2008

Com mais de 44 milhões de assinantes e 30% de participação no mercado de celulares, a Vivo, empresa pertencente à Telefônica e Portugal Telecom, para atender aos desafios de um mercado cada vez mais convergente e voltado para o cliente, optou por unificar seus sistemas de apoio aos negócios.

Embora a empresa venha crescendo nos últimos anos, tal crescimento apresentou uma série de desafios de infra-estrutura que precisaram ser solucionados. Devido às diversas aquisições de outras operadoras brasileiras, a Vivo herdou seis diferentes sistemas de apoio aos negócios (BSS, Business Support Systems) e de faturamento, resultando em uma infra-estrutura complexa, incapaz de fornecer o enfoque no cliente que a empresa necessitava, além de gerar custos excessivos. A solução encontrada foi implementar um BSS convergente.

A estratégia da Vivo foi atualizar sua infra-estrutura para beneficiar-se de um BSS eficiente e consolidado e um sistema de faturamento flexível e escalonável, que suportasse uma gama de ofertas e pacotes convergentes, além de fornecer recursos de acordos flexíveis para os parceiros e garantias de receita automatizada.

A Vivo, portanto, optou pela Convergys, com sua solução Atlys, para gerenciar o projeto e fornecer uma gama de serviços de consultoria. A ferramenta, além da classificação e faturamento, fornece serviços de provisionamento, ativação, cuidados com o cliente, resolução de conflitos finanças e cobrança.

Com a Atlys, a Vivo pode reduzir seus investimentos de capital em operações de faturamento, enquanto impulsionava as receitas, melhorando o relacionamento com seus clientes e a oferta de serviços diferenciados, além de consolidar sistemas de faturamento regionais em uma única solução capaz de suportar oito milhões de clientes pós-pagos.

?O sucesso deste projeto se deveu muito ao estreito relacionamento de trabalho entre a Vivo e a Convergys. O conhecimento e a compreensão da Convergys sobre o nosso negócio foi impressionante, e ao formar parceria com a Convergys, estamos confiantes de que a Vivo será posicionada para o sucesso, o que quer o futuro nos reserve?. Paulo Tonding diretor de infra-estrutura e operações da Vivo.

A parceria entre Vivo e Convergys ocorrreu em um período de quatro anos e meio e englobou mais de 150 pessoas de ambas as empresas.

O sucesso deste projeto residiu:

  •  Na construção, por parte da Convergys, de um profundo conhecimento das necessidades de negócio da Vivo;
  •  Na criação de uma sólida parceria com os outros provedores da Vivo;
  • No patrocínio do projeto por parte dos principais participantes internos da Vivo.

Para a Vivo, os principais benefícios da implementação da Atlys são:

  • Redução de custos associadas a um sistema único e consolidado;
  • Uma visão única dos clientes em todos os sistemas e contas para aprimorar a experiência do cliente, aumentar a fidelização e a ARPU;
  • Aprimoramento da qualidade e exatidão das informações em todos os sistemas de gerenciamento de negócios;
  • Aumento da velocidade do tempo para comercialização e flexibilidade em suportar pacotes mais sofisticados e responder mais rapidamente às condições de mercado em constante evolução.

?A consolidação para uma plataforma de faturamento única, altamente flexível, escalonável e convergente foi crítico para a nossa estratégia de longo prazo. A Atlys permitirá que a Vivo reduza os custos operacionais, inove em torno dos serviços e aprimore nossa abordagem focada no cliente?, afirma Paulo Tonding diretor de infra-estrutura e operações da Vivo.

 



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