Bem-vindo a Era do Contexto!

Jul 29 2016

Arnaud de Lacoste, diretor geral de marketing e inovação e co-fundador do Grupo Acticall afirma que estamos entrando na “Era do Contexto”.  De acordo com o executivo, os serviços virão para o cliente em função de seu contexto de vida e de consumo.

“Por exemplo, se você salvar em sua agenda uma viagem ao exterior, amanhã, o assistente pessoal em seu telefone pode, proativamente recomendar-lhe uma solução particular de transporte sob medida para sua programação. Você só terá que escolher em um clique, dentre as opções propostas e a compra será feita. Ou seja, parte do percurso do cliente será gerido automaticamente por robôs ou ‘bots’, alimentado por programas de inteligência artificial baseadas em tecnologias de deep learning”, explica.

Segundo Lacoste, para as marcas, o desafio será encontrar a distância certa entre proatividade, personalização e respeito pela vida privada quando se trata de relacionamento com o cliente. “Mais do que nunca este novo modelo de relacionamento e negócios presumirá uma experiência excepcional ao cliente. frisa.contexto pcc

Lacoste, há 20 anos, criou com seus mais dois sócios, o grupo Acticall, dedicado ao relacionamento e a experiência do cliente. Há um ano, o grupo adquiriu a norteamericana Sitel, especializada em soluções omnichannel - com grande presença no Brasil -, com o intuito de trazer essa evolução para o mercado brasileiro.

Para Lacoste, o cliente agora está no centro das atenções, e todo negócio deve ser construído em torno dele. “Esta visão é óbvia quando olhamos para os modelos organizacionais de empresas que estão experimentando um crescimento fenomenal como Uber e Airbnb”, pontua.

“O consumidor mudou. Entramos em uma economia do uso, que irá substituir a economia do consumo. Isso induz uma relação comercial maior com as marcas. Maior customização para vender um serviço que se tornou um produto, ou de um produto que se tornou um serviço”, conclui Lacoste.

Leia mais sobre Grupo Acticall e Sitel na edição 215 da revista Consumidor Moderno.

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn