Egon Coradini

Descobrindo o cliente

A base do CRM é o "C" de "Customer", e de tão lembrado, chegamos a acreditar que sabemos tudo o que precisamos para que nosso projeto de CRM seja bem sucedido. Realmente parece fácil e básico, mas em quase todas as nossas iniciativas de consultoria, ao realizar um workshop com as lideranças da empresa, constatamos que nem sempre o cliente é obviamente descrito, e que o consenso demora a vir

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Endomarketing em Projetos CRM

Quando Saul Bekin cunhou a expressão "Endomarketing", talvez ele não imaginasse a repercussão e a importância que esse neologismo traria para projetos como os de CRM. Tomar ações de marketing institucional junto aos públicos internos (colaboradores e acionistas) tornou-se mais um dos pré-requisitos para projetos bem sucedidos de CRM

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"Mind the GAP" em Projetos CRM

Todas as empresas em funcionamento, das mais simples e pequenas às mais complexas e representativas, estão praticando de algum modo a Gestão do Relacionamento com Clientes (CRM). São visitas regulares ou não, são interações telefônicas ou por e-mail, são pedidos ou reclamações, são cobranças ou protestos, é lucro ou prejuízo. As companhias estão vivas e dinâmicas, acertando e errando e, principalmente, buscando melhorar

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O consultor de CRM está chegando!

"Um pastor cuidava de suas ovelhas, quando avistou no horizonte um possante Jeep vindo em sua direção. Ao chegar perto do pastor, o Jeep parou. Desce um homem que, sem mais nem menos, pergunta: ? Se eu lhe disser quantas ovelhas existem aqui, você me daria uma? ? O pastor, humildemente, acenou que sim. Rapidamente, o homem sacou seu laptop e, num instante, respondeu:

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ROI em Projetos de CRM

Iniciar um projeto de CRM significa convencer a alta direção a investir em capacitação de pessoas, mudanças de processos e tecnologia, além de conviver com resistências e o "fantasma" do insucesso. Apesar disso, tenho a convicção de que os resultados compensam

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